IV COBLAM

Nos dias 29, 30 de setembro e 1º de outubro aconteceu em Belo Horizonte o IV Congresso Brasileiro de Ligas Acadêmicas de Medicina na sede da Associação Médica de Minas Gerais, junto ao V Congresso SAMMG (Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais e I CBMED (Congresso Brasileiro de Acadêmicos de Medicina). O evento contou com uma participação de mais de 400 estudantes e várias referências no cenário médico do país. Dr. Antônio Carlos Lopes marcou presença no COBLAM e palestrou sobre humanização na medicina. Além dele, tivemos Dr. José Carlos de Arrojo Júnior ensinando brilhantemente sobre gestão de ligas acadêmicas de medicina, Dr. Nívio Lemos Moreira Júnior falando sobre a história de 10 anos da ABLAM e ainda Dr. Sérgio Canabrava que palestrou sobre como escolher a residência médica.

Durante o IV COBLAM foram realizados dois momentos importantes para as Ligas: a aprovação das mudanças nas Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de medicina e ainda as mudanças estatutárias da ABLAM. Tais mudanças aconteceram no formato de Assembleia Geral Extraordinária, que foi previamente divulgada nas mídias para que todos os associados ABLAM tivessem oportunidade de participação nas mudanças. As Novas Diretrizes (Clique aqui para acessá-las) foram alteradas e aprovadas pelos seguintes acadêmicos: Matheus Belloni Torsani (FMUSP-SP), Luiz Eduardo de Freitas Xavier (UFOP-MG), Yuri de Castro Machado (UFMG-MG), Yuri Justi Javoim (FMUSP-SP), Fernanda Silva Freire (UIT-MG), Victor Hugo de Castro e Silva (UNESC-ES), Thiago Guimarães Teixeira (UFOP-MG), Natália Fernanda Ferreira Brum (UNIFENAS-MG), Alessandra Rodrigues Silva (FASM-SP), Mísia Nogueira Altino (UNIMAR-SP), Leandro Ryuchi Iuamoto (FMUSP-SP) e Eduardo Davino Chiovatto (FASM-SP). Além das mudanças previamente comunicadas, algumas sugestões foram realizadas e aprovadas durante esse momento deliberativo do congresso.

O estatuto da ABLAM (Clique aqui para acessá-lo) também foi alterado e aprovado pelos seguintes acadêmicos: Matheus Belloni Torsani (FMUSP-SP), Yuri Justi Javoim (FMUSP-SP), Fernanda Silva Freire (UIT-MG), Alessandra Rodrigues Silva (FASM-SP), Mísia Nogueira Altino (UNIMAR-SP), Leandro Ryuchi Iuamoto (FMUSP-SP) e Eduardo Davino Chiovatto (FASM-SP).

Além desses dois momentos deliberativos da ABLAM, aconteceu também a premiação do melhor projeto de extensão das Ligas Acadêmicas de Medicina do país. O Prêmio Dr. João de Aguiar Pupo premiou em duas categorias: o melhor projeto já executado e também o melhor projeto em execução.

Na primeira categoria o projeto premiado foi NEU-BH: Recurso de aproximação do estudante de medicina com a comunidade, apresentado pela acadêmica da Universidade José do Rosário Vellano, Natália Fernanda Ferreira Brum, orientada pelo Dr. Fabiano Gonçalves Guimarães, Médico de Família e Comunidade. Já na categoria de projeto ainda em execução, o premiado foi o Projeto de Atenção Interdisciplinar Intercâmbio Interestadual MG/PA, realizado pela Liga de Feridas da UFMG, apresentado por Yuri de Castro Machado e orientada pela Dra. Beatriz Deoti e Silva Rodrigues, cirurgiã coloproctológica.

Ambos os projetos foram premiados com troféus, livros Manole e a possibilidade de publicação na recém inaugurada Coluna ABLAM da Revista da Associação Médica Brasileira (RAMB) e ainda na Revista do Departamento Científico da Faculdade de Medicina da USP.

O IV COBLAM foi um sucesso, a comissão organizadora agradece a todos os envolvidos, aos palestrantes, a parceria da SAMMG e AEMED, ao apoio incondicional das entidades médicas AMB, AMMG, CRM-MG, SINMED e ANMR, além dos nossos patrocinadores, Hospital Sírio Libanês, Manole e PEBMED.

Para melhorar sua experiência de navegação, utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes. Ao continuar, você concorda com a nossa política de privacidade.