Conforme divulgado em 12/09/2018 junto às nossas mídias sociais, passa a vigorar na Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM) o novo sistema de emissão de certificados. Agora faz-se necessário que os presidentes das ligas associadas informem a relação de presença dos respectivos membros das Ligas Acadêmicas de Medicina (LAM) e emitam o relatório semestral das atividades desenvolvidas, em consonância com o acervo de questões já disponibilizadas em nossa plataforma. As informações prestadas serão submetidas a um processo de análise para que a emissão dos certificados referentes às atividades desenvolvidas a partir do 1o semestre de 2019 seja consolidada.
Para a emissão dos certificados referentes às atividades do ano de 2018 não haverá o processo de análise anteriormente citado. No entanto, os passos para a solicitação dos certificados serão baseados no novo sistema de emissão. Com isso, os campos para preenchimento de informações; bem como, o envio da “declaração de vínculo com a instituição” e do “Formulário para o Controle de Frequências e Conceitos” serão necessários.
Para esclarecimento dos presidentes, seguem os passos a serem adotados para a solicitação de certificados.
Após acessar seu perfil via “Login” no site da ABLAM (segue link: https://ablam3.websiteseguro.com2022/) e clicar no ícone “solicitar certificado”, o presidente da liga seguirá as etapas:
Fase 1: Preenchimento do Relatório de Atividades de Ligas Acadêmicas de Medicina, quando serão requisitadas informações que englobam o tripé ensino-pesquisa-extensão. Nesta fase também será necessário realizar upload da “declaração de vinculo com a instituição”, não havendo um modelo padronizado para a confecção da mesma, mas sendo nela indispensável a assinatura do coordenador do curso de medicina da respectiva instituição. Em seguida, o presidente da liga deverá clicar no ícone “enviar”.
Fase 2: Serão requisitadas informações sobre a data e o nome de cada atividade; bem como, a descrição das mesmas via surgimento de um campo para ser preenchido assim que o presidente da liga clicar no ícone “incluir atividade”. Após a inserção de tais informações no campo, o presidente da liga deverá sempre clicar no ícone “enviar”, para que haja o registro das informações. Será possível observar que as atividades registradas ficarão expostas isoladamente.
Posteriormente, o presidente da liga deverá clicar no ícone “baixar” (disponível logo abaixo das atividades registradas na fase 2). Com isso, será possível realizar download do “Formulário para o Controle de Frequências e Conceitos”.
O mencionado formulário apresentará um campo para atribuição de conceito a cada membro da liga, além de informações já expostas em função do preenchimento das informações na fase 2. Deverá ser impresso e preenchido com os respectivos conceitos dos membros, o nome e o CRM do médico responsável pela liga. O médico responsável deverá assinar o formulário e aplicar o seu carimbo. Em seguida, o presidente da liga deverá digitalizar o formulário para o formato PDF e ir para a fase 3.
Fase 3: Nesta fase, o presidente da liga deverá anexar o “Formulário para o Controle de Frequências e Conceitos” digitalizado no formato PDF, clicando no ícone “escolher arquivo”. Ao ser anexado o referido documento, o presidente da liga deverá clicar no ícone “enviar’. Com isso, o processo de solicitação do certificado será concluído.
Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais não hesite em nos consultar, prezado ligante.
Cordialmente,
ABLAM.